E-COMMERCE

Como criar campanhas no Google Shopping

Por certo já reparou que quando realizou uma pesquisa no Google, surgem alguns resultados que aparecem acompanhados por uma caixa com a palavra “Anúncio”. De modo a complementar estes tradicionais anúncios, a Google disponibiliza uma excelente ferramenta – O Google Shopping – que permite exibir uma carrossel com imagens, preços e outras características de produto, sempre que o utilizador realiza uma pesquisa relacionada com esse mesmo produto. Descubra todas as vantagens que inclui esta ferramenta e que passos deve seguir para criar uma campanha online com ela.

Google Adwords: Esta plataforma nascida no ano 2000 integrou a publicidade no motor de busca da Google. Até então, o objetivo desta empresa era posicionar-se como um motor de busca gratuito, a fim de garantir a independência e genuinidade dos seus resultados de busca. Desde o seu surgimento, esta plataforma de pay per click tem-se atualizado e vindo a ganhar fãs até se converter num dos pontos de retorno mais forte de todas as empresas com presença online.

Google Shopping: O Google Adwords permite criar diversas modalidades de anúncio. Uma destas representa as fichas de produtos. Tratam-se de anúncios em que surge uma imagem com dados relativos aos produtos vendidos numa loja online. Aqui, deve incluir o título, preço, uma mensagem promocional e o nome da loja ou empresa. Estes anúncios surgem sempre que um utilizador realiza uma pesquisa relacionada com os artigos anunciados. Esta forma de publicidade é muito recomendável para as lojas online, já que, entre outros benefícios aumenta o tráfego do seu site e o número de potenciais clientes. Além disso, a diferença para os anúncios tradicionais da Google, é que estes permitem atrair mais utilizadores, uma vez que, a utilização de imagem, lhes confere um destaque superior em relação aos anúncios de texto.

Como criar anúncios com o Google Shopping: As campanhas no Google Shopping criam-se e gerem-se através do Google Adwords e são faturadas por CPC (Custo por Clique). Para criar um anúncio, primeiro, há que criar uma conta no Google Merchant Center. Para isso, é necessário aceder ao site, completar a informação solicitada sobre o seu negócio em questão e aceitar os termos e condições de uso da plataforma. Uma vez a conta criada, devem ser enviados os dados dos produtos que vão ser anunciados. Feito isto, poderá proceder à criação de um anúncio de ficha de produto em Adwords. Para decidir quando surgem os anúncios, a Google não utiliza palavras-chave, como acontece noutro tipo de anúncios, sendo que, os anúncios do Google Shopping recorrem aos dados dos artigos submetidos. Graças a esta informação detalhada, a plataforma procura coincidências entre as pesquisas dos utilizadores e os produtos para apresentar as fichas mais relevantes.

Vantagens do Google Shopping: são muitas as vantagens que oferece o Google Shopping. Graças a esta ferramenta, conseguirá aumentar o tráfego para a sua loja online ou site. Além disso, multiplicam-se as oportunidades de venda, já que o utilizador poderá ler a informação relativa ao produto antes de clicar no mesmo e aceder ao site.

Se tem uma loja online e atualmente apenas está a investir em anúncios de texto no Google Adwords, deverá equacionar a possibilidade de utilizar o Google Shopping. Esta solução da Google foi especificamente desenhada para as lojas online, pelo que, o mais provável será ver crescimento nos resultados apresentados. Explore todos os benefícios desta ferramenta e aumenta a presença online da sua loja online.

 

 

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce