Marketing e Negócio

Como aumentar a velocidade do seu website?

Existem diversos fatores de SEO que afetam o posicionamento de uma página web nos motores de busca. Um dos mais importantes consiste na velocidade de carregamento do site, ou seja, o tempo que as páginas do site demoram a surgir no ecrã e a apresentar o seu conteúdo. Um dos objetivos a que qualquer site deve apontar, é conseguir que este tempo seja o mais diminuto possível mediante a utilização de técnicas WPO (Web Performance Optimization).

WPO e UX: A Google valoriza muito a UX (User Experience) quando visita um site. Um dos elementos que permitem que a experiência do utilizador seja positiva é a velocidade de carregamento da página. O WPO consiste em otimizar os elementos de uma página web que fazem com que o tempo de carregamento da mesma seja elevado. Ao otimizar este fator, além de melhorar o posicionamento de SEO, reduz a taxa de rejeição, havendo, inclusivamente, estudos que afirmam que como consequência se verifica um aumento do número de conversões: segundo os mesmos, o atraso de apenas um segundo pode reduzir até 7% o número de conversões. Se o seu site demora mais de 3 segundos a carregar, deverá alterar o mesmo com base em WPO.

Conhecer o tempo de carregamento: o primeiro ponto em matéria de WPO é saber quanto  tempo demora a carregar.  Para isso, existem diversas ferramentas online como o PageSpeed Insight ou o GTMetrix. A sua utilização é muito simples: basta inserir a URL do site que pretende saber a velocidade de carregamento e esperar pelo diagnóstico que aparecerá em segundos.

Fatores que incidem sobre o tempo de carga: Há vários elementos que podem afetar a velocidade de carregamento de um site.
Os principais são:

  • Servidor: Ao escolher um servidor, certifique-se de que o mesmo é de qualidade. Tenha em mente que este é um fator com repercussões diretas na velocidade de carregamento do site. No mercado existem diversas opções económicas a considerar, contudo, nem todas providenciam um bom serviço pelo que, não é aconselhável realizar esta escolha com base apenas no preço. Se a sua loja online demora muito tempo a carregar, poderá perder clientes. Por vezes, “o barato sai caro”!
  • Otimização do código: Este proccesso consiste em eliminar tudo aquilo que não é necessário das linhas de código, como espaços em branco e comentários que os developers tenham deixado no código. Desta forma, conseguirá uma página compacta e bem estruturada.
  • Dimensão e otimização de imagens: As imagens são um tipo de arquivo ao qual se deve ter especial atenção, já que são demasiado pesadas e podem aumentar consideravelmente o tempo de carga de um documento html. Para evitar esta situação, é importante redimensioná-las e tentar que não excedam os 100KB.

Estes são os principais fatores que deverá ter em conta para melhorar a velocidade de carregamento da sua loja online. Lembre-se que, em qualquer processo de otimização, uma das partes mais importantes é a medição e análise de dados, de outro modo, não será possível saber se as alterações efetuadas estão a surtir o efeito desejado. Meça a velocidade de carregamento antes e após as alterações. Além da velocidade, preste também atenção a outras métricas que sejam indicativas do comportamento do utilizador para com o seu site, como o tempo de permanência em página ou a taxa de rejeição.

Hoje em dia o WPO não se trata de uma opção mas sim de uma necessidade. Otimize a velocidade de carregamento do seu site, melhore o posicionamento e aumente as conversões.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce