Tecnologia e Inovação

E-commerce na cloud? Conheça as vantagens.

Criar uma loja online de sucesso nunca foi tão fácil. Como todos os projetos, é necessário investir muito esforço e dedicação.

Durante os últimos anos, têm proliferado as plataformas de e-commerce na cloud. Hoje em dia, há alternativas em inglês e também 100% em Português: Shopify, OsCommerce, BigCommerce, Prestashop, ePages, Oleoshop, Magento, Moodle ou WordPress. Todas elas podem ajudá-lo com a sua loja online.

Jordi Ordóñez, consultor de e-commerce com 15 anos de experiência em projetos online recomenda a todos aqueles que se desejem aventurar neste mundo digital as plataformas Oleoshop e Shopify, visto serem as mais fáceis de utilizar.

Vantagens de ter uma loja online na cloud

Baixo custo

Um problema muito comum com lojas online está relacionado com a informática: em diversas ocasiões, o desconhecimento deste setor faz com que muitos comerciantes dediquem mais tempo ao estudo do mesmo do que ao seu próprio negócio. Há que aprender a utilizar HTML, CSS, modificar planeamentos, atualizar módulos, reiniciar serviços, fazer cópias de segurança, monitorizar servidores e um vasto conjunto de reticências que em nada estão relacionadas com a sua profissão e que consomem um elevado número de horas e energia. Tudo isto, sem contar com as habituais dores de cabeça.

Portanto, abster-se de tudo isto e poder ter uma loja online “plug & play” é um dos grandes benefícios de ter uma loja online na cloud. Estas plataformas já incluem todos estes serviços dentro de uma pequena mensalidade que cobre todos os pontos mencionados anteriormente. Concluindo, com uma loja online alojada na cloud poderá centrar-se plenamente no seu projeto.

O tempo e a gestão

Uma das maiores vantagens que uma loja online alojada na cloud proporciona é tempo. Dada a pré-configuração da maioria do site já estar feita e de estar pronto a utilizar, o tempo de desenvolvimento é reduzido ao máximo, otimizando assim os tempos de preparação do negócio em si. Uma plataforma que lhe proporcione um bom nível de apoio, irá poupar-lhe horas de trabalho e, como tal, é sempre bem-vinda.

Risco mínimo na perda de dados

A tecnologia utilizada nas plataformas de sistemas de gestão de conteúdos deteta qualquer problema antes de qualquer dado se perder. Os tempos de resposta são muito mais elevados, já que os servidores estão configurados especificamente para a plataforma. Na cloud, a sua loja online irá manter-se segura 24/7.

Hosting escalável

Um serviço online deste calibre está preparado para se adaptar a qualquer necessidade. Pode chegar a ser extremamente flexível em função do número de utilizadores que visitem o seu site a cada momento. Recorde-se que, ao estar integrado o hosting destas plataformas, não terá de pagar pelos seus próprios servidores, nem pelos serviços de um informático que se dedique a configurar e manter o seu negócio.

A especialização

Por exemplo, numa loja online pode dar-se ao luxo de vender um produto extremamente específico porque o seu target representa o mundo inteiro, já numa loja física, isto é mais complicado. Não obstante, numa loja online, a desvantagem está na maior dificuldade em proporcionar um trato tão personalizado como numa loja física, sendo portanto a “customer experience” um ponto importante.

Uma loja online na cloud pode ser extremamente útil para todos aqueles que estão a começar um negócio online. Deixe-se guiar no processo de criação da sua loja onlne e mantenha toda a informação acessível e protegida.

Para Enrique Santamaria, diretor de e-commerce da “Tienda Anmal”, a principal vantagem é “o controlo que tem sobre o negócio. Conduza-o a seu gosto, pode reagir numa questão de minutos, é um meio vivo onde se pode medir tudo e retirar conclusões instantâneas em favorecimento do negócio”. Além disso, afirma ainda que uma loja online “está aberta 24 horas, sete dias por semana, o que permite a internacionalização e é infinito”.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce