Marketing e Negócio

Black Friday: aumente as vendas da sua loja online

A Internet veio mudar as regras do jogo e como tal, atualmente, o utilizador realiza as suas compras de uma forma completamente diferente em relação ao que fazia anteriormente. Não só aumentou o número de pessoas a comprar online, mas também se passaram a assinalar novas datas comerciais.

Um exemplo muito específico é a Black Friday, uma comemoração importada dos Estados Unidos e celebrada na última sexta feira do mês de novembro. Esta nova tradição pressupões descontos altamente tentadores para os clientes e consequentemente grandes volumes de vendas para os comerciantes. Por isso, se tem uma loja online, é crucial tomar partido desta data para impulsionar as vendas do seu negócio. De seguida referimos algumas dicas para a colocar em marcha uma boa campanha para a Black Friday.

 

E-commerce mobile responsive e uma boa UX

Numa sociedade em que as compras online através de mobile já superam em algumas categorias as compras através do computador, é fundamental garantir uma navegação cómoda adaptada a estes dispositivos. Foi este facto que levou o Google, este ano (2018), a implementar em todas as suas buscas o Mobile First Index: a navegação através de mobile disparou.

Com este novo ranking factor, o navegador avalia apenas a versão mobile de uma página para desta forma construir o ranking de resultados. Devido a este novo paradigma, tornou-se imprescindível que uma loja online seja responsive: tanto para melhorar o seu posicionamento SEO como para não desperdiçar oportunidades de venda. Para além do mais, em ocasiões como a Black Friday, o utilizador pretende aproveitar rapidamente as ofertas mais recentes. Para responder a esta exigência de imediatismo, os dispositivos móveis são o melhor aliado. Ainda assim, não se aconselha que a versão desktop seja descurada, mesmo que o mobile esteja a crescer exponencialmente, não faz sentido excluir os utilizadores que ainda navegam através do computador.

 

Integrar técnicas de psicologia e persuasão na estratégia de marketing digital

Este tipo de técnicas interpretam um papel importante no aumento das vendas. Eis as três técnicas mais relevantes:

  • Exclusividade: uma possibilidade é enviar ofertas personalizadas através de email a todos os subscritores da Black Friday, explicando que somente eles podem aceder utilizando um link incluído no email.
  • Tempo limitado: podem criar-se ofertas que duram apenas algumas horas e informar os potenciais clientes desse mesmo fenómeno através de um countdown, de forma a intensificar a urgência de compra.
  • Unidades limitadas: outra técnica para gerar o sentimento de urgência é indicar que o desconto só se encontra disponível para um número pré determinado de unidades.

 

  • Criar expectativa com um teaser: é conveniente preparar o público para a Black Friday umas semanas antes, enviando newsletters e colocando posts nas redes sociais. Desta forma criam-se expectativas que se irão traduzir em ligações e-commerce para descobrir as tão aguardadas ofertas.

 

  • Que não se fiquem por uma só compra: a Black Friday pode ser uma excelente ocasião para dar a conhecer uma loja online e as suas ofertas apelativas. No entanto, não seria ainda melhor fidelizar estes utilizadores para os converter em clientes habituais? Manter os seus dados no momento da compra e voltar a contactá-los posteriormente com uma oferta pode ser um meio efetivo para que voltem a comprar.

 

Analisar e aprender: se já realizou esta campanha no ano anterior, pode agora analisar os dados recolhidos através do Google Analytics ou avaliando os comentários referidos nas redes sociais, a fim de reconhecer os pontos positivos e os negativos, assim como estratégias para realizar um melhor trabalho nesta nova campanha. Que produtos venderam mais? Quais os descontos e ofertas de maior sucesso?

Reforce o seu sistema de entrega: nesta data tão célebre e dado o elevado número de encomendas, não é de estranhar que algumas delas demorem mais a entregar do que o normal. Uma estratégia chave para encontrar o sucesso durante a Black Friday passa por oferecer flexibilidade na entrega. Pode consegui-lo aumentando o número de pontos de recolha. Para além do mais, será benéfico dispor de algum apoio extra no que toca à distribuição. Isto será possível, informando o seu fornecedor de logística ou procurando novos.

A Black Friday é a ocasião certa para dar a conhecer o seu negócio online, aumentar as suas vendas e despachar o stock que até à data não saiu do armazém. Retire o máximo de proveito desta Black Friday colocando em prática estas dicas.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce