Marketing e Negócio
A Internet veio mudar as regras do jogo e como tal, atualmente, o utilizador realiza as suas compras de uma forma completamente diferente em relação ao que fazia anteriormente. Não só aumentou o número de pessoas a comprar online, mas também se passaram a assinalar novas datas comerciais.
Um exemplo muito específico é a Black Friday, uma comemoração importada dos Estados Unidos e celebrada na última sexta feira do mês de novembro. Esta nova tradição pressupões descontos altamente tentadores para os clientes e consequentemente grandes volumes de vendas para os comerciantes. Por isso, se tem uma loja online, é crucial tomar partido desta data para impulsionar as vendas do seu negócio. De seguida referimos algumas dicas para a colocar em marcha uma boa campanha para a Black Friday.
Numa sociedade em que as compras online através de mobile já superam em algumas categorias as compras através do computador, é fundamental garantir uma navegação cómoda adaptada a estes dispositivos. Foi este facto que levou o Google, este ano (2018), a implementar em todas as suas buscas o Mobile First Index: a navegação através de mobile disparou.
Com este novo ranking factor, o navegador avalia apenas a versão mobile de uma página para desta forma construir o ranking de resultados. Devido a este novo paradigma, tornou-se imprescindível que uma loja online seja responsive: tanto para melhorar o seu posicionamento SEO como para não desperdiçar oportunidades de venda. Para além do mais, em ocasiões como a Black Friday, o utilizador pretende aproveitar rapidamente as ofertas mais recentes. Para responder a esta exigência de imediatismo, os dispositivos móveis são o melhor aliado. Ainda assim, não se aconselha que a versão desktop seja descurada, mesmo que o mobile esteja a crescer exponencialmente, não faz sentido excluir os utilizadores que ainda navegam através do computador.
Este tipo de técnicas interpretam um papel importante no aumento das vendas. Eis as três técnicas mais relevantes:
Analisar e aprender: se já realizou esta campanha no ano anterior, pode agora analisar os dados recolhidos através do Google Analytics ou avaliando os comentários referidos nas redes sociais, a fim de reconhecer os pontos positivos e os negativos, assim como estratégias para realizar um melhor trabalho nesta nova campanha. Que produtos venderam mais? Quais os descontos e ofertas de maior sucesso?
Reforce o seu sistema de entrega: nesta data tão célebre e dado o elevado número de encomendas, não é de estranhar que algumas delas demorem mais a entregar do que o normal. Uma estratégia chave para encontrar o sucesso durante a Black Friday passa por oferecer flexibilidade na entrega. Pode consegui-lo aumentando o número de pontos de recolha. Para além do mais, será benéfico dispor de algum apoio extra no que toca à distribuição. Isto será possível, informando o seu fornecedor de logística ou procurando novos.
A Black Friday é a ocasião certa para dar a conhecer o seu negócio online, aumentar as suas vendas e despachar o stock que até à data não saiu do armazém. Retire o máximo de proveito desta Black Friday colocando em prática estas dicas.