Marketing e Negócio
Hoje em dia, o conteúdo audiovisual consome-se em grande escala. A tendência do vídeo, amplia-se e diversifica-se através de canais muito diversos, coincidindo com o grande auge das redes sociais. Este formato capta a atenção do utilizador e permite aos clientes compreenderem facilmente aquilo que lhes é disponibilizado, desempenhando um papel muito importante na experiência de compra.
Uma boa forma de explorar este formato é através da utilização de vídeos interativos. Este tipo de vídeos é particularmente eficaz no momento de apresentar passo a passo aquilo que se vende numa loja online.
Segundo afirmado por David Sourenian, Head of Market Insight & Analytics para a Europa Continental no Twitter numa entrevista “oferecer informação e assistência, criar tutoriais em vídeo e prestar serviços personalizados ao utilizador são algumas das ações que aproximam as marcas dos utilizadores”.
Recentemente, o Twitter apresentou resultados de um estudo de mercado sobre as pesquisas e hábitos de compra dos seus utilizadores em Espanha.
Como parte da interatividade que os compradores procuram no Twitter, encontra-se a utilização de vídeos. Considerado pelos utilizadores um elemento chave na sua experiência de compra. As ferramentas de retransmissão de vídeo e as possibilidades de promoção de produtos e serviços dos conteúdos em direto, permitem aos comerciantes a promoção dos seus produtos no Twitter e chegar a 70% dos utilizadores que dizem estar interessados em ver tutoriais de marcas sobre um produto que estão a pensar em comprar.
Se por si só os vídeos já são um grande elemento de interação, aqueles que são interativos incluem um aspeto chave para melhorar a participação do utilizador. Desde que o seu cliente tenha total protagonismo na hora de decidir, o que importa em cada vídeo é captar a sua atenção e melhorar a experiência na sua loja online. De que forma pode o cliente interagir com estes vídeos?
-Com a finalidade de demonstrar o funcionamento de um produto, o cliente terá a oportunidade de decidir o próximo passo do vídeo.
-Um vídeo interativo também pode estar interligado com os diferentes produtos que são apresentados no mesmo. Desta forma, o visitante poderá chegar mais facilmente aos produtos que mais lhe agradam. Esta função é muito útil no aumento de vendas, já que liga diretamente o vídeo interativo com a venda de produtos.
Para Isabel Fernández, Diretora Digital da Oracle EMEA, “os vídeos são importantes pela sua carga emocional mas, sobretudo, porque comunicam de uma forma muito mais eficiente e curta a ideia.”
Permite introduzir informação complementar nos seus vídeos, de tal forma que o cliente se irá questionar mais acerca do produto em si. A sua utilização é muito simples: fica a um clique na zona interativa de aceder à informação adicional que precisa. Esta ferramenta possui versão gratuita e paga.
Esta plataforma é um dos principais canais de distribuição de vídeo. Desde o seu início que o Youtube permite adicionar anotações e criar links para outros vídeos, o que gera uma rotura linear e torna o vídeo interativo, já que o utilizador decidirá o que ver a seguir.
Trata-se de uma das ferramentas mais potentes de criação de vídeos interativos. Permite sincronizar documentos, adicionar anotações e imagens sobrepostas ao longo do vídeo.
Isabel Fernández admite que “na Oracle utilizam muito os vídeos para comunicar a visões sobre a indústria ou inspiradoras e igualmente para demonstrar ferramentas ou soluções”.
Ser original e mostrar os seus produtos de forma chamativa fará com que se destaque e seja recordado. Os vídeos interativos são uma ferramenta poderosa que fomenta também a omnicanalidade, já que é mais um canal através do qual poderá contactar diretamente com o cliente. Não fique para trás, mantenha-se a par de todas as tendências e inovações e… note-o nas suas vendas!