Tecnologia e Inovação

Analise o sucesso dos seus conteúdos

O marketing de conteúdos é um dos pilares mais importantes de uma estratégia de SEO para uma página web. Elaborar conteúdo original, que acrescente valor ao utilizador e esteja focado na linha de negócios do seu negócio ou da web, é essencial para atrair mais tráfego. Além disso, deve ser de qualidade para conquistar mais clientes e aumentar as conversões. Mas como pode saber se os conteúdos que se encontra a publicar são eficazes? Nós explicamos neste artigo.

Tudo começa com um bom conteúdo: em primeiro lugar, é importante certificar-se que os conteúdos publicados na web estão a ser escritos corretamente. Para isso, tem que cumprir os requisitos de uma boa estratégia de SEO e ser relevante para o assunto que deseja abordar. Lembre-se que fazer um bom estudo de palavras-chave é fundamental. Descubra quais as palavras que o seu público usa para pesquisar produtos ou serviços relacionados com a sua empresa e utilize-as nos seus conteúdos. Cuide também de outros aspetos relevantes para um posicionamento orgânico, como os links internos, a inclusão de palavras-chave no meta-título e a meta-descrição, a dinamização das redes sociais, etc. Quantas mais pessoas encontrarem os seus conteúdos, mais oportunidades de vendas terá.

Comentários na sua página: uma primeira forma muito simples de saber se os seus conteúdos estão a funcionar é ler os comentários deixados pelos utilizadores no seu próprio site. Para isso, logicamente, precisa de ter essa opção ativada, que inclui a maioria dos CMS e blogs. Se ainda não lhe deixaram comentários, use frases no final dos seus artigos a solicitar a opinião dos leitores sobre aspetos do texto que tenha escrito. Desta forma, obterá as opiniões mais valiosas: as do seu público.

Reações nas redes sociais: outra maneira muito fácil de obter feedback sobre os conteúdos do seu site é analisar as reações dos seus seguidores nas redes sociais. Veja o número de gostos, o número de vezes que as suas publicações são partilhadas, o número de comentários e o que os seus clientes dizem nos mesmos. Os conteúdos que acumulam as reações mais positivas serão os que mais chamam a atenção do público, para que possa expandir o mesmo tópico ou outros tópicos relacionados em novos artigos. Tenha em mente que é importante não explorar excessivamente um tópico específico para evitar saturar o utilizador.

Google Analytics: trata-se de uma ferramenta analítica gratuita e muito abrangente da Google, que é fundamental para analisar o desempenho de um site. Com o Google Analytics, poderá analisar minuciosamente o comportamento dos utilizadores do seu site, graças a dados como o número de visitas, tempo médio de terem gasto em cada página, a rota que seguiram a viajar na web, etc. Outro desses parâmetros é a taxa de rejeição, embora sendo um parâmetro negativo, também lhe dará informações valiosas para analisar o comportamento dos utilizadores, já que indica a percentagem de pessoas que visitaram uma determinada página da web e que tenham saído sem levar a cabo qualquer ação. Isso poderia significar que eles entraram com alguma intenção, mas que, ao ver o conteúdo, perceberam que não era o que esperavam. Com os erros também se aprende! Além disso, o Google Analytics permite aplicar filtros para facilitar a análise detalhada de todas essas informações.

É essencial analisar as ações realizadas pelos utilizadores numa página da web. Caso contrário, poderia estar a centrar os seus esforços em estratégias pouco eficazes e desperdiçar oportunidades que poderiam funcionar bem para a sua loja online ou website. Descubra os conteúdos que o seu público-alvo prefere e, dessa forma, poderá fornecer-lhes o conteúdo relevante que procuram.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce