Tecnologia e Inovação

A inteligência artificial em e-commerce. Uma tendência que deve conhecer!

Quando se fala acerca de inteligência artificial, referi-mo-nos à habilidade das máquinas para simular o pensamento humano e a tomada de decisões, onde a aprendizagem automática é o fator mais relevante. Este grande processo, implementou-se no mundo do e-commerce nos últimos anos e, atualmente, é uma tendência a ter em conta.

As novas tecnologias vieram alterar as formas de funcionamento, procurando sempre melhorar a experiência de compra por parte do utilizador. À semelhança dos negócios online, também os consumidores se adaptam à mudança. A inteligência artificial, os chatbots e o marketing conversacional são tendências que ganham cada vez mais força em todo o mundo do e-commerce.

O que se consegue fazer com a Inteligência Artificial?

As lojas online de hoje em dia perseguem a personalização, de modo a estarem de acordo com o comportamento de compra do consumidor e a aumentar o número de vendas.  Este objetivo consiste em personalizar a experiência de cada utilizador de forma a que este se sinta único e especial. A inteligência artificial atua em tempo real, ajudando a criar um menor vínculo com os clientes e ainda a aumentar a produtividade de cada empresa.

Ferramentas de Inteligência Artificial

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais como os chatbots, são capazes de acompanhar o cliente em todo o processo de compra, desde o processo de pré-venda até ao processo pós-venda.

Antes do utilizador realizar a sua compra, o assistente virtual encarrega-se de realizar a recomendação correta, no momento adequado. Sim! É muito importante fazê-lo no momento preciso para não incomodar o consumidor. Assim, incentiva-se o cross marketing (ou venda cruzada) e o upselling marketing, também conhecido como venda adicional. O processo de pós-venda centra-se em proporcionar tranquilidade aos consumidores, disponibilizando o estado do seu pedido em tempo real.

Definitivamente, graças aos assistentes virtuais, são disponibilizados produtos de forma individualizada e personalizada. Conhecer os gostos e características dos seus clientes fará com que as vendas aumentem.

Reconhecimento de imagens

Graças à inteligência artificial utilizada no reconhecimento de imagens, um utilizador pode saber toda a informação acerca de um produto que deseja de uma forma tão simples como tirar uma fotografia. LogoGrab, IBM Image Detection e Clarifai são apenas algumas das ferramentas que permitem uma verdadeira personalização que, sem dúvida, pode mudar a forma de operar de muitas lojas online.

Machine Learning

A inteligência artificial permite prever comportamentos, obter informação dos visitantes do site e realizar ações com base em comportamentos prévios do utilizador. Além disso, é igualmente possível enviar-lhe promoções personalizadas.

IOT

A comunicação direta entre máquinas  gera novas experiências comerciais.

Por exemplo, numa loja de roupa, o cliente pode experimentar um casaco de cabedal e, no provador, começará a tocar uma música rock que condiz na perfeição com o estilo do casaco. Outro exemplo destas experiências pode ser dado no momento em que um cliente experimenta o casaco anteriormente descrito. contudo, na eventualidade de querer experimentar o mesmo casaco noutra cor, em vez de o ir buscar de novo à loja, poderá simplesmente fazê-lo através de um ecrã.

Aprendizagem automática

No que toca ao “Machine Learning”, é possível, por exemplo, saber qual é a música que ajuda a que os clientes comprem mais ou que os faz permanecer mais tempo em loja.

Como evolução da inteligência artificial, os chatbots estão aptos a responder a perguntas e solucionar problemas de forma automática, associando as palavras que o utilizador seleciona. Isto significa que o processo de compra se conclui dentro da mesma aplicação de mensagens, não existindo assim necessidade de levar o utilizador a qualquer plataforma de pagamentos.

As lojas online não param de evoluir e as tendências que as acompanham com o fim de melhorar a experiência de compra também não. A inteligência artificial permite compreender os consumidores de forma eficaz e precisa.

Já pensou em utilizar aplicações de inteligência artificial de modo a melhorar a sua loja online? Talvez esteja na hora de considerar a sua implementação.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce