Marketing e Negócio

A importância das redes sociais para o seu negócio online

Se é um utilizador ativo da internet, certamente já ouviu falar de Social Media Marketing. Este é um processo que se leva a cabo através das redes sociais e tem por objetivo gerar tráfego ou captar a atenção de potenciais clientes.

Atualmente, as redes sociais, são a montra que os seguidores observam antes de aceder à loja online. Por isso mesmo, e uma vez que este pode ser um canal para encontrar novos clientes, é crucial que os seus perfis se destaquem dos restantes no que respeita à regularidade da atividade, acompanhamento e partilha de conteúdo atualizado e com qualidade. Se conseguir assegurar tudo isto, o seu número de seguidores irá aumentar.

O fator chave: a comunicação bidirecional

Segundo um relatório publicado pela OBS Business School de Barcelona, as marcas que estão presentes em canais de social media, apresentam maior lealdade por parte dos seus clientes. Desta forma, as empresas asseguram um vínculo bidirecional com os consumidores e podem compreender, a cada momento, aquilo que eles procuram. Ouvir o seu cliente e ajudá-lo, na medida do possível, permitirá a sua fidelização, assim como a criação de uma porta de entrada para novos clientes.

É possível verificar que abrir um negócio online e publicitá-lo através das diferentes redes sociais é mais económico para as startups. Tal é a diferença, tanto económica, como produtiva, que 85% das novas empresas, investiram nas redes sociais para chegar ao seu público-alvo, com um menor custo.

Entre as redes sociais mais utilizadas com este fim, estão o Twitter e o Facebook – Seguindo-se o Google+ e o Instagram. Resta destacar que, consoante o setor de atuação da empresa, se utiliza mais uma rede social, em detrimento de outra.

O Facebook, por exemplo, é a rede social com maior audiência, pelo que será a mais indicada para interagir com os clientes e moldar a marca.

No caso do Twitter, o objetivo principal, passa por gerar interações entre as empresas e os clientes.

Porque temos de estar nas redes sociais?

Uma das principais vantagens da utilização das redes sociais é o facto destas serem um ponto de partida para aumentar a confiança com o cliente, criar um vínculo e manter uma relação estável.

Outra das vantagens das redes sociais, é que o ajudarão a melhorar a sua performance a nível de SEO. Quanto mais conteúdo gerar, mais fácil será de encontrar o seu website, e consequentemente, a sua “montra” chegará a muitas mais pessoas.

A terceira grande vantagem das redes sociais é que a capacidade de o ajudar a desenvolver um serviço estável de atendimento ao cliente que, quando utilizado da forma correta, pode conceder ao seu negócio um toque de profissionalismo que o distinga da concorrência. De que está à espera para potenciar as redes sociais da sua loja online?

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce