Marketing e Negócio

A geração boomer, um target a ter em conta

Quando pára para pensar sobre o target ao qual se dirige a sua loja online, a idade é indubitavelmente um aspeto chave. Ainda que tenha em conta muitos outros fatores como os gostos pessoais, a localização ou a formação, a idade é fundamental para desenvolver uma estratégia para a sua marca.

Para trabalhar de forma estatística e fácil, é comum dividir as idades por gerações, já que cada uma tem características distintas. É habitual ler sobre estratégias para se dirigir aos millennials (os nascidos entre 1980 e 2000) pelo seu elevado grau de utilização da  internet. Apesar deste mesmo fator, não deve deixar de ter em conta as restantes gerações que, ainda que não tenham nascido de smartphone na mão, são utilizadores da internet, realizando também compras online.

A geração boomer (baby boom) é composta por todos aqueles que nasceram entre 1946 e 1964. Caracterizam-se pelo elevado poder económico e tempo para si mesmos. Atualmente têm entre 54 e 72 anos.

Conheça a geração boomer

Esta geração tem diversas particularidades. São pessoas que se aproximam que já se encontram reformadas ou que estão perto de completar esse processo, pelo que dispõe de tempo livre e viveram a evolução tecnológica desde a generalização da televisão à da internet. Além disso, cumprem com a peculiaridade de terem mais poder económico do que as gerações seguintes, pelo que podem ser um público muito interessante para as lojas online.

O seu uso de internet continua a crescer e  diferentes estudos apontam para o computador portátil como o seu principal modo de acesso à web (mais de 70%). Assim, pouco a pouco, os boomers vão utilizando os smartphones e, na sua maioria, os tablets para navegar na internet.

Uma das diferenças face aos millennials é que estes têm hábitos de consumo mais noturnos. De acordo com um estudo efetuado pela BuzzStream, o horário de maior acesso à internet por parte dos boomers é pela manhã, alargando-se até ao meio dia. É também importante mencionar que o tipo de páginas que visitam é diferente. Neste sentido, destaca-se a sua utilização da internet para se informarem, definindo-se muitos deles como consumidores de notícias.

Como chegar a eles?

Se o produto ou serviço que vende se encaixa no perfil de compra da geração boomer e quer dirigir-se à mesma, existem várias permissas a ter em conta. É importante ter presente que a sua utilização da internet é, como já referido, principalmente focada em notícias e informação, portanto, o marketing de conteúdos será de extrema importância para alcançar este target.

Desenhar uma estratégia de conteúdos de acordo com este público, a partir do tipo de produto que vende, é indissociável de uma paragem para refletir sobre o tipo de média ou páginas que consultam. Se não é possível gerar ou publicar artigos em revistas online do setor ou em edições periódicas de confiança para estes leitores, será um passo atrás para se aproximar deste target.

Com respeito às redes sociais que deve utilizar para difundir estes conteúdos, o Facebook é a rede social por excelência utilizada por esta geração. O horário de maior tráfego por parte desta faixa etária à criação de Mark Zuckerberg é também matinal.

Outro aspeto a ter em conta é que esta geração valoriza imenso o serviço de atendimento ao cliente, pois estiveram até aqui sempre habituados às lojas físicas, pelo que, ao dirigir-se aos elementos desta geração, deverá garantir que o seu serviço de apoio ao cliente é perfeito.

Além disso, ainda que comprem online, são uma geração que continua a frequentar os estabelecimentos físicos, realizando nos mesmos boa parte das suas compras, pelo que relacionar o seu ponto de venda físico com o online será o ideal, criando uma comunicação omnicanal.

No que concerne ao tipo de compras que realizam, é uma geração que começa a ter tempo livre e a investi-lo em viagens e em entretenimento. A moda é também um dos seus investimentos online favoritos, bem como os produtos e serviços relacionados com a saúde.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce