Marketing e Negócio

5 segredos para ter uma loja online de sucesso

Longe vão os dias em que todas as compras eram feitas em lojas físicas. Hoje em dia, o e-commerce continua o seu crescimento contínuo, em 2017 registou um crescimento de 24,8% a nível mundial.

Apesar deste crescimento e as oportunidades que o mesmo representa, muitos que entram nesta área de negócio acabam por não conseguir aproveitá-lo e ter resultados positivos para os seus negócios. Tendo isto em conta ficam alguns conceitos essenciais que podem fazer toda a diferença em e-commerce:

1- Construir uma audiência antes do lançamento

É muito comum o erro de se lançar uma loja online e apenas se apostar em marketing após o seu lançamento. O problema, contudo, está no facto do marketing digital na maioria das vezes requer algum tempo até que os seus resultados se traduzem em vendas propriamente ditas. Daí a importância de existir uma preocupação antes do lançamento da loja online para que logo que a mesma esteja em funcionamento tenha tráfego que possa ser convertido em vendas.

2- Foco no Costumer Lifetime Value

A conversão de um cliente por vezes torna-se num trabalho difícil, por isso, é necessário fazer com que cada venda conte. Para se ter sucesso nesta área é necessário ter um foco não apenas na venda inicial, mas na criação de uma relação que leve o cliente a adquirir produtos outra vez, para que isso aconteça é necessário que o mesmo esteja fidelizada e tenha uma relação com a loja.

3- Alavancar o poder do remarketing

A maioria dos profissionais de e commerce investem percentagens consideráveis dos orçamentos em marketing, em concreto com o objetivo de captar novos clientes que visitem a loja e acabem por efetuar compras nela.

O que acontece às pessoas que já foram convertidas em clientes? Ao deixá-las de fora das ações de marketing pode levar a loja a perder uma percentagem significativa de compras que os mesmos poderiam fazer, uma vez já estarem fidelizados.

Clientes existentes não só são os mais prováveis de voltar a comprar no futuro, como também tendencialmente gastam mais dinheiro. Estudos comprovam que clientes habituais tem uma probabilidade entre 60% a 70% de efetuar outra compra no futuro.

4- Dar voz aos clientes

Construir uma marca com uma identidade forte é um fator essencial porque facilita bastante a possibilidade de criar um laço emocional com a audiência alvo da loja online. Quando se tem a capacidade de criar relações fortes com os clientes mais próximos ganha-se a possibilidade de capitalizar a sua satisfação para influenciar potenciais novos clientes da loja

5- Se optar pelo dropshipping, escolha bem os seus parceiros

O modelo de negócio dropshipping, que consiste no processo de ter o produto a ser enviado diretamente do fabricante para o consumidor, simplificou o processo de vendas e facilitou a vida a muitas empresas, mas não sem apresentar as suas possíveis armadilhas. Os problemas mais comuns que encontramos são falhas em prazos de entregas, entrega de produtos de má qualidade e a dificuldade em acompanhar os números de encomendas entregues com sucesso. Todos estes fatores devem ser tidos em conta ao escolher este modelo de negócio.

 

Pretende otimizar o seu website? Clique aqui

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce