Tecnologia e Inovação

5 dicas para vender mais na primavera

Pode não parecer mas, a verdade, é que já nos encontramos na primavera. Tal como acontece com a flora, é também um bom momento para fazer a sua loja online florescer ou crescer ainda mais.

Para isso, fique atento às cinco dicas que se  seguem e não se esqueça de pode encontrar aqui exatamente aquilo que precisa para impulsionar as suas vendas e fazer da sua loja online um sucesso até ao fim da estação.

1 – Faça um update para Mobile

A importância do mobile para o e-commerce não pode ser ignorada nos tempos que correm. Para tornar a sua loja online competitiva, é importante que a mesma seja mobile-friendly.

Aposte num design responsive para que o utilizador se sinta confortável a navegar no seu site através do smartphone. Ao fazê-lo, não só aumenta as probabilidades de compra como o seu site se torna mais visível nos motores de busca.

Outro dos pontos essenciais no que diz respeito à otimização para mobile é a velocidade com que o site é carregado. Quanto mais “clean” o código do mesmo for, mais veloz será. Para tal poderá utilizar ferramentas como o Minify Code Tools que funciona com JavaScript, CSS e HTML. Sabia que apenas um segundo de atraso no carregamento de uma página pode originar menos 16% de satisfação nos utilizadores?

2 –  Atualize o design do seu site

Praticamente todos os sites de e-commerce de sucesso têm feito alterações significativas e constantes no seu design ao longo dos anos. Apesar das modas serem passageiras, é importante seguir as mesmas tendências que os seus utilizadores seguem e procuram avidamente.

Pode optar por fazer apenas alterações estruturais ou apenas alterações gráficas, quem sabe até ambas. O que realmente importa é estar na vanguarda e manter a sua loja online simples e acolhedora, sendo, simultâneamente, prática e intuitiva na hora de comprar. Lembre-se, menos é mais!

3 – Reavalie as suas páginas base

Páginas como “Sobre”, “FAQ” ou “Contactos” são por vezes desvalorizadas, contudo, são bastante importantes para convencer um possível cliente a tornar-se num comprador. Se a sua loja online já conta com alguns anos, por certo que já as alterou desde que se lançou na sua aventura de e-commerce. Se ainda não o fez, está na altura certa.

À medida que o seu negócio evolui, também as informações patentes nestas páginas o deverão fazer, por exemplo:

Sobre: A sua empresa ainda mantém a mesma visão? Não estará na altura de a expandir?

FAQ: Que questões os compradores fizeram e que ainda não se encontram na página?

Política de devoluções: Estará a sua atual política de devoluções a prejudicar o seu negócio? Assegure que recebe feedback dos seus clientes e melhore a mesma com base nos inputs recebidos.

4 – Faça novas promoções

Qualquer comprador online adora um bom negócio contudo, apresentar recorrentemente as mesmas promoções e descontos pode ser um fator decisivo para afastar clientes da sua loja online. Para solucionar este problema, opte por campanhas exclusivas e de curta duração, o que vai fazer com que os seus potenciais compradores sintam receio de perder a oportunidade.

Eis algumas táticas que pode utilizar para que os seus clientes voltem:

Personalize as suas ofertas: Qualquer pessoa gosta de se sentir especial. Os descontos podem incrementar as suas vendas, mas personalizar a sua oferta tornará as suas campanhas ainda mais eficazes.

Aproveite qualquer oportunidade para proporcionar uma oferta especial: A mudança de estações, um grande evento, o aniversário da sua loja online podem ser bons exemplos. Há sempre algo que poderá utilizar como propósito para uma nova e diferente campanha.

Ofereça descontos em troca de reviews: Não só fideliza o seu cliente, como a oferta de um desconto numa próxima compra é sempre uma forma de aumentar as suas vendas.

Inclua descontos nos seus e-mails: Este é um método bastante eficaz para que as suas newsletters contem com mais subscritores ao dar-lhes descontos através das mesmas. Ao premiar os seus subscritores desta forma, não só aumenta o seu número, como os fideliza e os incentiva constantemente a comprar na sua loja online.

5 – Facilite o processo de compra

Todo o seu esforço e empenho para levar visitantes à sua loja online e fazê-los adquirir produtos será em vão se estes não finalizarem o processo de compra. Muitas das vezes, os utilizadores desistem de adquirir um produto num determinado site devido à complexidade deste processo.

Assegure que reduz os passos para a compra aos estritamente necessários, deste modo irá simplificar todo o processo, incentivando a que mais processos de compra sejam completos.

Eis algumas formas de melhorar este processo.

O primeiro passo é sempre o mais importante: O primeiro passo durante o checkout de um site é onde a maioria dos utilizadores decide prosseguir ou abdicar da compra. Faça com que este passo seja o mais simples de todos e assegure que os seus clientes percorrem todo o camiho até finalizar a compra.

A opção de one-step checkout nem sempre é a melhor: O one-step checkout podem ser extremamente eficazes em e-commerce, contudo isso não se verifica quando o formulário a preencher é demasiado extenso. Mantenha o número de campos a preencher limitado.

Utilize validação in-line: Poupe aos utilizadores o trabalho de tentarem compreender o que preencheram incorretamente. Em caso de incompreensão dos dados que estão incorretos, as probabilidades do comprador abandonar o processo elevam-se.

Podem parecer passos extremamente simples mas, na realidade, são eficazes e irão assegurar a fluidez do processo de compra do seu site.

Com estas cinco dicas, irá tornar o seu site muito mais apelativo e simples de utilizar, logo, a probabilidade de aumentar as suas vendas é maior. Não se descuide e acompanhe a evolução das mais recentes tendências.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce