Tecnologia e Inovação

4 plataformas para construir a sua loja online

No que toca a iniciar as suas vendas online, há diversos fatores que deverá considerar e ter em atenção. Uma das peças mais importantes na construção de uma loja online é a plataforma em que o seu site se baseia.

Estas plataformas podem ser divididas em duas categorias sendo que, a primeira delas, engloba todas as plataformas que fazem, por si mesmas, host da sua loja online, enquanto que, a segunda categoria, alberga as plataformas que lhe exigem self-hosting ou seja, terá de ser você mesmo a fazer o web hosting ainda que este software lhe seja fornecido.

Apesar de habitualmente as plataformas que disponibilizam automaticamente o host serem as mais recomendadas, visto já terem esta funcionalidade integrada e contarem com apoio personalizado, apresentam também uma desvantagem que, afasta vários empreendedores das mesmas – o preço.

Dentro deste tipo de plataformas, duas das principais são o Shopify e o Volusion.

Host

Shopify

É provavelmente a plataforma de e-commerce com maior projeção e, na verdade, apresenta bons motivos para tal.

A sua interface, não só apresenta um design apelativo como bastante funcional, o que é claramente um fator mais no que toca à UX. Apesar de ter as suas limitações, não há muitas coisas que não se consigam concretizar através desta plataforma.

A maior desvantagem que o Shopify apresenta é a parca possibilidade de fazer alterações na página de checkout, por isso, se pretende exibir esta página desenhada à medida das peculiaridades do seu negócio, talvez esta não seja a plataforma mais indicada para alojar a sua loja online.

O Shopify, apresenta ainda assim um leque mais vasto e forte de pontos positivos do que negativos e, um dos que mais o favorece, é que funciona tal e qual como o seu smartphone. Isto é, pode instalar apps na sua loja online adicionando-lhe novas funcionalidades.

Volusion

O Volusion, por sua vez, apresenta um número substancialmente mais limitado de soluções e personalização do que o Shopify, ainda assim, merece ser mencionado e pode ser exatamente aquilo que procura.

Com base em apenas um template é possível criar o seu site de raiz, sendo esta uma das principais características que torna esta ferramenta tão apetecível para detentores de lojas online de pequena dimensão ou com menos experiência em e-commerce.

Esta é uma ferramenta valiosa se pretende ter uma loja online a baixo custo, visto que a sua subscrição é perto de metade do valor da subscrição do Shopify.

Self-host

Magento

O Magento é das plataformas de e-commerce mais antigas em atividade. Alberga diversos sites dos maiores com que o e-commerce conta mas, da mesma forma que apresenta um sem fim de soluções, apresenta dificuldades de utilização na mesma escala.

A sua interface pouco user-friendly deve-se sobretudo à quantidade de extensões e definições que exigem demasiadas horas de estudo e tentativas mal sucedidas até proporcionarem a performance desejada.

Apesar destes pontos negativos, o Magento é uma das plataformas mais bem sucedidas no que ao e-commerce diz respeito e, por isso, se o seu objetivo é um site à medida das suas necessidades e tem skills para o personalizar de acordo com o que pretende, esta pode muito bem ser a escolha certa.

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin do WordPress, ou seja, está completamente dependente do mesmo e não pode ser utilizado sem ele.

Esta plataforma é bastante acima da média a nível de personalização e, ao contrário do Magento, por exemplo, a utilização de ações ou filtros para alterar e melhorar as suas funcionalidades é bastante mais simples e eficiente.

O facto do WooCommerce pertencer ao WordPress, agrega vários benefícios, sendo um dos mais importantes e ilustrativos, o facto do blogging ser uma componente standard.

Conclusão

Host ou Self-host? Depende muito do tempo, valor e skills que possui para investir mas também dos seus objetivos e ambições. Estas, são quatro opções plenamente válidas para construir a sua loja online. Por qual delas vai optar?

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce