Tecnologia e Inovação
Novas temáticas no que diz respeito à entrega de encomendas começam a surgir e são diversas as inovações no mercado. Uma delas e que tem sido alvo de muitas atenções são as caixas de correio em locais centrais com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que possamos pegar e levantar a correspondência sem qualquer inconveniente. Falamos mais concretamente do last mile no sector logístico que diz respeito à última etapa do processo de entrega de um produto, antes deste chegar às mãos do comprador.
O facto de não estarmos dependentes de um carteiro e preocupados com a hora e data de entrega é uma grande vantagem, até porque hoje em dia cada vez passamos menos tempo em casa, o que torna todo o processo uma mais valia. A outra é que estas caixas estão mais perto de sua casa do que os próprios correios onde pode retirar e devolver os itens de acordo com a sua encomenda,com filas mínimas e que desde logo reduz os custos de serviço.
Ainda numa análise feita recentemente sobre o mercado dos “armários de encomendas”, este método conta já com um grande número de aderentes sendo que na Finlândia, Dinamarca e China a taxa de utilização é de 43%.
No entanto, são vários os desafios e considerações que devemos levar a cabo quando falamos da implementação de uma rede de distribuição, entre eles o investimento significativo nas infraestruturas, tecnologia e equipas operacionais.
Este modelo poderá abrir oportunidades de negócios e-commerce para varejistas e operadores de logística, o que de certo modo lhe acresce valor e perspectiva de vir a ser algo tão usual que acabemos por esquecer o que há 50 anos era tradicional. Sem querer tirar mérito ao trabalho que é desenvolvido pelas entidades que ainda hoje praticam o método porta a porta, a necessidade de acompanharmos a evolução de uma era cada vez mais marcada pelo digital é também uma mais valia para quem procura novas soluções para se livrar de preocupações no seu dia-a-dia e por consequência impulsionar as compras online.