Marketing e Negócio

eShow Barcelona 2018: flexibilidade e conveniência foram protagonistas

O setor do e-commerce reuniu-se nos passados dias 11 e 12 de abril, na eShow Barcelona 2018, uma das feiras mais importante de comércio eletrónico de Espanha.

Como todos os anos, estiveram presentes as principais personalidades do setor para trocar opiniões e ideias, estabelecer novos contactos e conhecer as novas tendências do mercado.

A necessidade de maior flexibilidade na entrega para dar resposta ao nível imposta pela por concorrentes como a Amazon fez correr a maioria dos debates e apresentações que tiveram lugar estes dias e dentre as quais se destacou a de Daniel Pastrana, Diretor de Produto B2C, cujo título “A Vida é Dinâmica, a Nossa Entrega Também” refletiu sobre como a DHL Parcel pretende responder aos desafios logísticos que um modelo de negócios como o e-commerce, em constante crescimento, vem a enfrentar.

Segundo Daniel, a exigência da entrega, o volume de pedidos e a diversidade de tipologia de clientes – ou seja, as necessidades – implica conferir aos envio flexibilidade e dinamismo: aumentar as alternativas de entrega procurando a máxima conveniência para o destinatário, simplificar o serviço de devoluções e otimizar a entrega na última milha através de pontos de conveniência para o cliente.

Deste modo, a DHL Parcel proporciona a possibilidade de alterar a data de entrega, escolher outro destinatário ou optar pela entrega num ServicePoint, no caso de não poder receber uma encomenda.

Por outro lado, outro dos temas abordados na eShow foi a importância da logística na hora de expandir internacionalmente uma loja online e a forma como as empresas de courier devem trabalhar para facilitar a saída das empresas para o mercado comum.

Neste aspeto, Pastrana relevou o esforço realizado por parte da DHL Parcel para construir uma rede de ServicePoint com uma alta capilaridade e presença a nível europeu, sendo a maior do continente – com 61.000 em toda a Europa, mais de 3.200 pontos na Península Ibérica. O objetivo é estar sempre a 10 minutos dos seus clientes e, atualmente, 75% das habitações encontram-se a essa distância de um ServicePoint DHL Parcel.

A conveniência, comodidade e proximidade de poder recolher uma encomenda num ponto fixo, é postulada como a melhor solução para que os clientes não tenham que esperar em casa, tendo a possibilidade de a recolher quando preferir, incluindo aos fins de semana.